Blog EPM-Agro

A EPM-GE Tempo e Clima Desenvolveu e Disponibiliza ao seus clientes o IOP (Índice Ótimo para Pulverização)

O IOP Indica os Melhores Dias e Horários para Aplicação de Defensivos Agrícolas

O site Dia Rural, especializado em publicações sobre o Agronegócio, publicou hoje uma reportagem sobre o IOP, Índice Ótimo para Pulverização, desenvolvido pela EPM-GE Tempo e Clima (leia a publicação completa clicando aqui).

O IOP disponibiliza ao agricultor a previsão do melhor dia e horário para a aplicação de defensivos agrícolas, ou seja, ele indica os períodos em que haverá menor perda do defensivo devido à evaporação, deriva e escoamento ao solo.

O IOP foi desenvolvido a partir das seguintes condições ótimas para pulverização:

  • Temperatura mínima de 10°C; ideal de 20 a 30°C; e máxima de 35°C
  • Umidade relativa do ar mínima de 60%; ideal de 70 a 90%; e máxima de 95%
  • Vento ótimo entre 3 e 10 km/h
  • Não haver chuva durante a aplicação do defensivo e nas 2 horas seguintes

A condição ótima para todas os parâmetros acima corresponde ao IOP = 100%.

IOP = 0% corresponde à período com chuva e/ou período em que os 3 outros parâmetros estão fora dos limiares aceitos.

O IOP ajuda o meio ambiente, otimizando a aplicação de defensivos agrícolas, e ajuda o agricultor pois, a aplicação otimizada de defensivos aumenta a proteção da planta em relação a pragas e doenças, reduz os custos com reaplicação de defensivos e aumenta a produtividade.

Publicado em 30 de setembro de 2021.

Plantio da Soja - Safra 2021/2022

A PORTARIA Nº 394, DE 10 DE SETEMBRO DE 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Secretaria de Defesa Agropecuária estabelece os calendários de semeadura de soja em nível nacional.

De acordo com esta Portaria, o calendário de semeadura da soja nos estados do Acre, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará (região de Eldorado do Carajás), Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo iniciou entre os dias 11 e 25 de setembro.

O Calendário de semeadura nos estados da Bahia, Maranhão (região de Carolina), Piauí (sudeste e sudoeste) e Tocantins inicia no dia 01 de outubro.

A publicação Agrometeorologia dos Cultivos, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), explica que ciclo da soja varia em cada região, por exemplo, em Minas gerais existem as classificações semiprecoce (101 a 110 dias); médio (111 a 125 dias); semitardio (125 a 145 dias); tardio (maior que 145 dias). No Paraná, os grupos são: precoce (até 115 dias); semiprecoce (116 a 125 dias); médio (126 a 137 dias) e semitardio (138 a 145 dias). De acordo com esta mesma publicação, as melhores produtividades de soja foram obtidas em safras com chuvas bem distribuídas e com totais acumulados de 650 a 700 mm ao longo da safra.

De acordo com a EPM-GE Tempo e Clima, são esperados acumulados de chuva da ordem de 60 mm, nas próximas duas semanas, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A área conhecida como Matopiba (região formada por áreas majoritariamente de cerrado nos estados do MAranhão, TOcantins, PIauí e BAhia) deverá receber menos de 10 mm de chuva nestas próximas duas semanas. Este percentual corresponde aproximadamente à climatologia da região nesta época do ano.

A comparação com as safras passadas indica que a distribuição das chuvas neste mês de outubro deverá ser parecida com as chuvas de outubro de 2020.

Publicado em 27 de setembro de 2021.